quinta-feira, 29 de março de 2012

Revolução Russa: Rússia pré-revolucionária


A situação da Rússia no começo do século XX, era de total descontentamento social (fome, miséria e desemprego), economia semi- feudal, atraso enonômico, Autocracia política. A russia era governada pelo Czar Nicolau II, que vivia aislado da população em seu palácio de inverno, ignorando as necessidades básicas do povo. Em 1905,ocorre o ensaio geral, após a marinha Russa perder para a marinha do Japão ( que era consideravelmente menor ), criou o clima favorável para a população se reunir na frente do palácio do czar e reivindicar algumas mudanças. Foi uma passeata totalmente pacífica, inclusive a imagem do czar era exaltada. Porém este reagiu com total violência, dando ordens para as tropas atirarem, episódio que ficou conhecido como domingo sangrento.
O povo reivindicava: participação política, leis trabalhistas, empregos, o fim da miséria e uma Duma (parlamento, para elaborar leis e acabar com o absolutismo do czar). Surgem então os soviets: conselho de representação do povo.
O czar, para tirar os movimentos das ruas, cria uma Duma. Porém manda prender os principais líderes soviets e coloca pessoas fiéis a ele na Duma. anos depois ele fecha o parlamento, retomando o seu absolutismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário